quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Bom Jardim, origem fabulosa!


Segundo a tradição, o local onde se encontra a cidade de Bom Jardim era uma cidade que tinha a denominação de Sant'Ana, no começo do século XVIII, devido a uma capelinha dedicada àquela Santa. A capelinha é hoje a Igreja Matriz, em torno dela se tornou uma povoação depois foi criado um curato.
Um dos curas, gostando muito do local e encantado pelo belo porte de uma pau d'arco (Ipê), a que chamavam "árvore de ouro", pela floração amarela, dizia que aquele sítio era um "Bom Jardim", que possuía até árvores de ouro pela cor de suas flores, coisas que não havia em outras. A força de tanto chamarem "Bom Jardim" a fazenda, o nome começou a pegar. 
Tudo tem um começo, porém Bom Jardim tem em sua origem uma história fabulosa que enche de orgulho seus habitantes. Bom Jardim surge de uma lenda, um mistério, um milagre.
No século XVIII as terras que hoje se encontra a cidade de Bom Jardim era o caminho mais curto para o transporte de especiarias de Campina Grande para Recife, era também um ponto de parada para os tropeiros descansarem.
Em uma bela noite onde o brilho das estrelas iluminava a terra, alguns homens sentiram um cheiro muito forte de rosas e perceberam que tal cheiro exalava de uma gruta onde os mesmos encontraram a mais bela imagem de Sant’Ana já vista, pegaram-na, montaram em seus cavalos e seguiram viagem. Chegando ao seu destino quiseram mostrar as outras pessoas à belíssima imagem que acharam e para a surpresa de todos, ela não estava onde a guardaram, alegres e assustados perceberam o grande milagre. Voltaram para onde haviam encontrado-a, e lá ela estava, linda, dentro da gruta. Depois de terem comprovados vários milagres a imagem foi mandada para Roma de onde nunca mais voltou, mais tarde um cura que se encontrava nesta terra, exclamou que Bom Jardim por conta dos paus d’arco que era abundante nesta região.

Pau d'arco simbolo de bom jardim
Ipê


Nenhum comentário:

Postar um comentário