sexta-feira, 27 de julho de 2012

Pernambuco: A história

Uma terra grandiosa, de muitos movimentos nativos que tiveram impactos decisivos para o Brasil.
Capitania de Pernambuco ou Capitania de Nova Lusitânia estava entre os 14 lotes divididos por D. João II, onde o donatário escolhido foi Duarte Coelho. Caberia a ele explorar, colonizar as terras, fundar povoados e arrecadar impostos. Ele se estabeleceu no local, fundou a vila de Olinda e espalhou os primeiros engenhos da região.
No período colonial, Pernambuco tornou-se um grande produtor de açúcar e a mais promissora das capitanias. A prosperidade chamou atenção dos holandeses, que ocuparam toda a região, tendo como representante o Conde Maurício de Nassau, ele estabeleceu-se em Recife.
Na história pernambucana houveram vários conflitos. A Insurreição Pernambucana, por exemplo, foi uma luta popular contra o domínio holandês. Esse movimento foi um grande marco na história do Brasil. A ocupação dos holandeses fez Recife prosperar, onde se estabeleceram muitos comerciantes e mascates, Olinda continuava sendo o reduto dos senhores de engenho. Devido divergências, os moradores de Olinda invadem Recife, dando início a outro conflito muito importante na história, a Guerra dos Mascates, onde foi a primeira vez que se falou de República. Em 1817, Pernambuco tentou proclamar-se independente de Portugal, mas houve fracasso na tentativa. Os pernambucanos se orgulham da grande participação na História do Brasil.
Com a Proclamação da República, Pernambuco continua a ampliar sua rede industrial, mas continua marcado com a exploração de açúcar. A partir da década de 60, os estado começa a reestruturar sua economia, ampliando a rede rodoviária até o sertão, investindo no interior do estado. 
Atualmente, consolidam-se os setores de ponta da economia e estabelece-se a constante modernização da administração pública.
            

2 comentários:

  1. Parabéns, gostei do blog, falta só pesquisar outras cidades e acrescentar mais sobre Pernambuco, no geral tá muito bom. Designer, texto, ótimo.
    Abrçs
    A Professora

    ResponderExcluir
  2. Obrigada professora! Estamos trabalhando e pesquisando para fazer novas postagens sobre as cidades e sobre Pernambuco!
    A equipe

    ResponderExcluir